terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Combate ao Abuso Infantil



O dia 18 de maio é o "Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil". A data foi escolhida para lembrar um cirme hediondo, que chocou todo o país e terminou impune: o brutal estupro e assassinato da menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, morta há mais de 30 anos em Vitória, no Espírito Santo. Os suspeitos do assassinato nunca receberam punição.
Para marcar o dia da luta contra esse crime e também prevenir as famílias,um grande evento será realizado na esplanada dos Ministérios, em Brasília. Mais de mil crianças são esperadas para o evento, que vai ter oficinas artísticas e brincadeiras.
Para os adultos, a programação é bem séria. O SupremoTribunal Federal vai promover um encontro para debater as experiências dos depoimentos de crianças e adoslecentes nos casos de abuso. Também é previsto o lançamento da matriz de um plano nacional de enfrentamento à violência infantil. O tradicional Prêmio Neide Castanha será entregue às pessoas e entidades que contribuíram na defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
Em várias cidades, também haverá eventos para conscientizar a população. No Rio de Janeiro, a prefeitura promove a "Semana de Sensibilização contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na Cidade do Rio de Janeiro". Na próxima quinta-feira, 19, a Câmara dos Deputados irá discutir experiências de legislação contra castigos corporais, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Embaixada da Suécia, a organização "Save the Children" e a Comissão de Direitos Humanos da Casa. 
Na Bahia, o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza participa de seminário na sede do Ministério Público, em Nazaré, onde apresenta o plano estadual de enfrentamento à exploração sexual infantil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário