sábado, 7 de agosto de 2010

Diga não ao preconceito!



Nesses dias atrás estava vendo uma matéria na televisão, em que o interesse era mostrar os tipos de tribo presentes no nosso país. Falaram dos punks, góticos, emos, entre outros etc... Todos querendo um único propósito, lutar contra o preconceito e a livre liberdade de escolha.
Grande parte das tribos queria mostrar a liberdade de se expor, de querer reivindicar por um lugar na sociedade sem preconceitos, mas a hipocrisia era gerada por grande parte deles, onde lutavam contra o preconceito tendo o mesmo com vários grupos diferentes. Como lutar contra algo cometido por nós mesmos?
Acredito que a resposta esteja em um simples verso de Publílio Siro onde diz que "É iníquo o preconceito, porque não tem julgamento.” .
Como julgar sem se julgar? Como criticar sem olhar para seu próprio reflexo?
Sua vida não é o bastante? Tentar olhar para si mesmo, garantir sua moral sem definir a moral de outra pessoa, o certo e a convivência depende de nós mesmos.
Um homossexual anda pela rua, destacado pelo seu jeito feminino de ser, anda só e tranqüilo sem prejudicar, maltratar, ou afetar qualquer pessoa que seja. Cada passo dado recebe olhares e ofensas, seu caráter não é julgado, só pelo fato de ser gay que é humilhado. “A sociedade é burra” faz críticas pela aparência, se mostra de uma forma bruta e ignorante, onde os conceitos são validos pela sua forma de se portar através de olhares primários.
As pessoas devem mudar severamente sobre esse conceito, ter liberdade requer respeito, ser crítico requer alta crítica, humilhar requer pensar no amanhã... O preconceito pode ser dirigido pra você hoje, não seja submisso a sua própria dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário