quarta-feira, 30 de junho de 2010

Porque devemos preocupar com o Cerrado?



O Cerrado é um dos lugares com a maior biodiversidade do planeta, com grande número de espécies e fauna.
Nos dias de hoje o Cerrado esta passando por uma realidade muito difícil, o mesmo anda sofrendo com queimadas, desmatamento, até mesmo sendo invadido por plantações de eucaliptos. Pesquisas mostram um pequeno porcentual de vida, onde toda uma área rica e cheia de vida esta com os dias contados.
Hoje o Cerrado tem apenas 20% do seu território, onde grande parte foi destruída pela urbanização e um grande numero de trafico. Só para analisar o Cerrado era dono de uma área de 2 milhões de km², tudo isso foi sumindo por causa das ações dos homens com méritos de lucro e nenhum amor a natureza.
O título se baseia na questão ecológica e importante do nosso Brasil ate mesmo em toda sociedade, pois são várias questões envolvidas nesse contexto: são 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos, cerca de 200 milhões de hectares, equivalente, em tamanho, a toda a Europa Ocidental, 5% da flora e fauna mundial, caracterizada por uma vegetação savanícola tropical composta, principalmente de gramíneas, arbustos e árvores esparsas, que dão origem a variados tipos fisionômicos, caracterizados pela heterogeneidade de sua distribuição e muitas outras coisas, que levaria dias para escrever tudo aqui.
O cerrado é o sistema brasileiro que mais sofreu alteração, pois tem uma estima que cerca de 20 milhões de pessoas vive nele, onde acabou gerando a quase extinção do mesmo.
A falta de informação e pouca propagação de projetos para ajuda precisa ser mudado rapidamente, pois tem gente que não sabe o tamanho da importância do Cerrado. Por isso devemos reunir forças e lutar em prol do mesmo, com ajuda ou não do Governo para melhoria e um grande futuro desse lugar tão belo e cheio de vida.

Um comentário:

  1. Não só devemos nos preocupar, como também incentivar a preservação ae a ampliação do cerrado nacional.

    João Bosco

    ResponderExcluir