sábado, 12 de maio de 2012

Fotógrafa realiza projeto para ajudar vítimas de abuso sexual

Natália Mendes em 02/03/12
"Meu pai, no ato do abuso" 


Vá embora antes que suje meu quarto”, foi o que uma mulher ouviu após ser estuprada e cortada com uma navalha. Frases assustadoras como essa são reveladas por vítimas de abuso sexual no projeto “Unbreakable”, da fotógrafa Grace Brown.
Grace usa a fotografia para tentar ajudar as vítimas a superarem o trauma da violência sofrida. Ela fotografa as pessoas segurando cartazes com frases ditas pelos agressores.
No tumblr do projeto (em inglês), Yvonne Moss, sobrevivente de estupro e defensora de vítimas de abusos sexuais, conta que essa “é uma forma de vítimas tomarem de volta o poder sobre as palavras que foram usadas contra elas” (tradução livre).
O projeto mostra casos muito chocantes, mas que, infelizmente, não são tão raros. Segundo a Agência Patrícia Galvão, seis em cada dez brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica. Os principais fatores que contribuem para isso são: o machismo (46% dos casos) e o alcoolismo (31%).
Ainda segundo a Agência, uma em cada cinco mulheres considera já ter sofrido algum tipo de violência, e o parceiro é responsável por mais de 80% dos casos reportados.
Ao contrário dos que muitos acreditam, não existe um padrão de vítima de estupro. Mesmo não sendo em toda imagem que aparece o rosto da vítima, o “Unbreakable” revela perfis variados, são casos de mulheres magras, gordas, altas, baixas, crianças, prostitutas, homens, entre muitos outros.
Confira algumas das fotos que fazem parte do projeto:
"Não vão acreditar em você. Vão pensar que você é louca. Ninguém nunca mais vai te amar." Meu tio, quando eu tinha 3,4,5,6 e 7 anos.
"Não podemos confrontar seu tio" Meus pais (eu tinha dez anos)
"Você me deve"
"Isso é bom, não é?" (eu tinha 6 anos)
"Não se preocupe, meninos costumam gostar disso"
"Isso é o que os pais fazem com as suas filhinhas. Você sabe que te amo."
"Eu quero machucar você"

"Se alguém descobrir eu te matarei". Meu pai.
"Se alguém descobrir ninguém mais vai querer algo com você". Minha mãe após me levar para abortar o bebê do meu pai.



Fonte

2 comentários:

  1. Belo trabalho. Blog importante. Você é uma fortaleza, rapaz.

    E como ouvi a definição de perdão da Ophra hoje, que ela ouvi de outra pessoa, "perdoar é não ter esperança de que o passado poderia ter sido diferente". Você tem uma grande alma e isso é insuperável, meu caro. Deixe os monstros para trás, no passado, na lama deles, e siga em frente com a sua estrela e a sua luz própria.

    ResponderExcluir
  2. "Antes estava cheirando mal? Agora eu coloquei um perfume. Está cheirando melhor agora?" Um homem, na casa da mulher que tomava conta de mim enquanto a minha mãe ia trabalhar. (Eu tinha 3 anos!!!)

    ResponderExcluir