segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Um Pouco Sobre Consumismo


Na atual sociedade, a essência de cada um é quase inexistente, uma vez que, para manter a estrutura capitalista, a sociedade deve ser padronizada para atender ao “consumo de massa”. O consumismo é fator sustentador da lógica capitalista e para que ele funcione, a sociedade tem que ver no consumo o seu status, a sua ideologia, o que o caracteriza para a sociedade. Um meio muito eficiente para se pregar o consumo é a mídia que serve ao lucro e não ao interesse social.
A propaganda se faz presente de todas as maneiras possíveis no nosso cotidiano e se utilizam de apelos emocionais e usam os produtos como um identificador do que a pessoa é. Um exemplo são os cartões de crédito que fazem milagres e garantem a vida feliz da família nas férias; o desodorante que conquistará as mulheres e etc...
Essa padronização transforma o ser humano numa peça que é fabricada em série , onde todos são ao mesmo tempo tão diferentes, mas essencialmente são a mesma coisa.Todos consomem as mesmas coisas, pensam da mesma maneira, ouvem a mesma música que de criativa nada tem, é apenas lucrativa, ou seja, somos apenas “peças’ programadas  para trabalhar e consumir, servindo exclusivamente ao estado capitalista sem nenhum pingo de contestação, pois o sistema assim é programado para controlar as massas.
A imensa capacidade humana é anestesiada e o homem é reduzido a máquinas com um mesmo programa. Esse consumismo é um grande instrumento de alienação político-social, pois o consumo passa a ser o único motivo da vida das pessoas, passa a ser seu objetivo que deve ser alcançado com o “duro trabalho honesto”. O bullying é uma boa amostra do que acontece com quem não se encaixa no modelinho perfeito pregado pelo sistema, basta você ter uma característica individual diferente daquela que é padronizada, daquela que nos enfiaram goela abaixo, que a sociedade prontamente repele essa “exceção”.
Cabe a cada um de nós, resistir urgentemente ao consumismo que padroniza a sociedade e é hoje um dos principais causadores da barbárie ecológica e social que vivemos. Vamos ser muito mais que meras máquinas de trabalho e consumo, temos que nos impor na sociedade, mostrar nosso verdadeiro tamanho, seremos o Cavalo de Tróia desse modelo social que precisa ser superado urgentemente para a salvação da sociedade humana e terrestre.
Por Guilherme Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário